Translate

sábado, 25 de julho de 2015

Vocês ja RASTELARAM alguma vez? Eu não sabia, mas RASTELO sempre.

Elucubrando tenho a certeza que desejo Insuflar a atenção sobre
mais una palavra e na verdade
Apenas cuido bem do que eu gosto e
deixo o  RASTELAR para depois.
E vocês usam essa palavra em algum momento?
Passando pelos jardins do condomínio onde eu moro,
vi a moça bonita trabalhando com uma enxada.
Não me contive e parei para prosear com ela.
Disse eu:
-Não vou tirar uma foto sua, é uma covardia, o que vai fazer
ainda?
Ela: Vou afofar a terra e vou deixar para depois RASTELAR.
Foi assim que  escolhi a nova palavra.
Segundo o Dicionário Houaiss

v. (1720 cf. RB) 1 t.d. tirar a estopa de (linho) com o rastelo; assedar 2 t.d. aplainar, limpar (canteiro, gramado) com o rastelo 3 t.d. ajuntar com o rastelo (o conjunto de plantas secas, café derriçado etc.) ¤ etim rastelo + -ar; ver ras- ¤ sin/var restelar ¤ hom rastelo(1ªp.s.)/ rastelo /ê/ (s.m.) 

Eu não conhecia essa palavra, mas a Moça bonita que cuida dos jardins do condomínio onde
eu moro a tem como palavra de seu dia a dia.
Verdade paradoxal essa questão de palavrear, não acham?
CatiahoAlc.
Copyright©sopalavreando/catiaholc/2015

3 comentários:

  1. Na minha infância tinha um rastelo...
    E grama.
    E flores!

    ResponderExcluir
  2. Eu uso essa palavra, em especial quando brinco com crianças na praia, com rastelinhos!!! rsrsrs
    Porém foi boa a lembrança...
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não lembrava dessa palavra! Gostei de rever!! bjs, chica

    ResponderExcluir

Palavras são sementes. (Al-Kantara)